O Time

Sobre o time

ENGENHO FUTEBOL CLUBE É UM CLUBE DE FUTEBOL AMADOR ORIGINAL DO BAIRRO ENGENHO DA PRAIA, DA CIDADE DE MACAÉ-RJ. O CLUBE TEM COMO DATA SIMBÓLICA DE FUNDAÇÃO O DIA 1 DE ABRIL DE 2008, CRIADO PELOS AMIGOS LEONARDO ALVARENGA E JADSON BINKOSK.

ENGENHO FOI INICIALMENTE CONHECIDO E DIVULGADO COMO SOLTA ESSA PORRA, DEVIDO AO GRITO DE GUERRA CRIADO PELOS ATLETAS FUNDADORES DA EQUIPE NO ANO DE 2008, EM ALUSÃO A UMA MÚSICA MUITO TOCADA NA ÉPOCA. O OBJETIVO DAQUELE GRUPO DE AMIGOS ERA MUITO CLARO, CRIAR UMA EQUIPE DE FUTEBOL ENTRE AMIGOS PARA DISPUTAR AMISTOSOS POR TODA REGIÃO REPRESENTANDO O BAIRRO EM QUE VIVIAM E FORAM CRIADOS.

DO ANO DE 2008 ATÉ O ANO DE 2011, FORAM DISPUTADAS MUITAS PARTIDAS AMISTOSAS, PORÉM POUCOS TORNEIOS E COMPETIÇÕES. MAS OS RESULTADOS MOSTRAVAM QUE O ENGENHO ERA UMA EQUIPE MUITO JOVEM E SUPERIOR AOS DEMAIS CLUBES AMADORES DA ÉPOCA DEVIDO AOS RESULTADOS QUE A EQUIPE OBTINHA NAS PARTIDAS, UM NÚMERO EXPRESSIVO DE VITÓRIAS.

APÓS UM PERÍODO DE ALTOS E BAIXOS ENTRE 2010 E 2011, O ENGENHO PASSOU POR UMA FASE DIFÍCIL FORA DOS CAMPOS DEVIDO A FALTA DE ORGANIZAÇÃO NA SUA DIRETORIA E SEUS OBJETIVOS QUE LEVASSEM À CONTINUIDADE DO PROJETO. FOI ENTÃO QUE O ATÉ ENTÃO PRESIDENTE, JADSON BINKOSK DECIDIU JUNTO AO GRUPO PARA QUE O ENGENHO FUTEBOL CLUBE SE JUNTASSE AO SEU MAIOR RIVAL DO BAIRRO, O VASCÃO FUTEBOL CLUBE, QUE NA ÉPOCA PASSAVA POR MOMENTOS CONTURBADOS NO ELENCO DO PRIMEIRO QUADRO. FOI ENTÃO QUE A EQUIPE PASSOU A REPRESENTAR O PRIMEIRO QUADRO DO VASCÃO, OBTENDO RESULTADOS SURPREENDENTES COMO O PLACAR DE 12 A 1, CONQUISTADO EM CARAPEBUS EM UM AMISTOSO CONTRA A EQUIPE DA CASA. E 6 A 1 EM DORES DE MACABU CONTRA O CRUZEIRO FC.

A PARCERIA ENGENHO/VASCÃO NÃO DEU MUITO CERTO, POIS A EQUIPE DO ENGENHO COMEÇOU A PERDER ESPAÇO E MUITOS FORAM SAINDO DA EQUIPE DO PRIMEIRO QUADRO. O JADSON JÁ NÃO PODIA MAIS ACOMPANHAR A EQUIPE DEVIDO A COMPROMISSOS PROFISSIONAIS E ASSIM COM O TEMPO ACABOU AQUELA PARCERIA.

ENGENHO VOLTANDO A SER ENGENHO

EM 2012, HOUVE UMA REFORMULAÇÃO NA DIRETORIA COM A CHEGADA DE NOVOS MEMBROS, O ENGENHO COMEÇOU A MOSTRAR QUE PODERIA SE TORNAR UM GRANDE CLUBE.  A PARTICIPAÇÃO DO GILVAN MORAIS E DO LUCIMAR FERREIRA NA DIRETORIA, ENGAJOU UMA REFORMULAÇÃO MUITO FORTE NOS PADRÕES ORGANIZACIONAIS DO CLUBE. O LUCIMAR ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DO CLUBE ALVINEGRO E ENGAJOU MUITOS PROJETOS AMBICIOSOS PARA A ÉPOCA EM QUE SE PASSAVA. O CAMPEONATO MACAENSE COMEÇOU A SER PARTE DO PLANEJAMENTO, QUANDO TINHA TUDO PRO CLUBE ALAVANCAR E VOAR VÔOS MAIS ALTOS, A FALTA DE FREQUÊNCIA E COMPROMISSO DOS MEMBROS DA DIRETORIA, TRAVARAM OS PROJETOS DAQUELE PRESIDENTE, FAZENDO COM QUE A EQUIPE PASSASSE ASSIM POR MOMENTOS DIFÍCEIS, DISPUTANDO APENAS AMISTOSOS E ALGUNS TORNEIOS.

EM 2013 FOI UM ANO DIFÍCIL PELA FALTA DE COMPETIÇÕES, MUITO PROVOCADO PELA REFORMULAÇÃO DO ELENCO E AS PERSPECTIVAS DOS ATLETAS, QUE NÃO QUERIAM APENAS DISPUTAR AMISTOSOS. O ENGENHO PASSOU POR DIFICULDADES COM O ELENCO, MAS CONSEGUIU FECHAR O ANO COM UM BOM NÚMERO DE VITÓRIAS E CONSEGUIU CONQUISTAR O TORNEIO DO TRABALHADOR, REALIZADO NA ARENA SINDITOB NO LAGOMAR.

O ANO DE 2014, PORÉM COMEÇOU DIFERENTE, APÓS OS DIRIGENTES RECEBEREM UMA NOTÍCIA IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO, FAZENDO OS ATLETAS FICAREM EMPOLGADOS PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR PELA PRIMEIRA VEZ DO CAMPEONATO MACAENSE DE FUTEBOL AMADOR, ORGANIZADO PELA LIGA MACAENSE DE DESPORTOS, DISPUTANDO EM NOME DO CORREGO D’OURO ESPORTE CLUBE.

A PARTIR DAI COMEÇOU UMA NOVA ETAPA NA DIREÇÃO DO CLUBE, O JADSON BINKOSK FOI ELEITO PRESIDENTE DO ENGENHO NESTE ANO PELA DIRETORIA, E DEU SEQUENCIA NO PLANEJAMENTO PARA A DISPUTA DA COMPETIÇÃO MUNICIPAL, TENDO O GILVAN MORAIS COMO VICE PRESIDENTE E CONTOU COM A AJUDA DOS ATLETAS.

O ELENCO COM A MAIORIA DE ATLETAS DO BAIRRO FOI ENCORPADO COM ALGUNS NOVOS JOGADORES, A DIRETORIA TROUXE O EXPERIENTE TREINADOR MARCOS AURÉLIO (BUDA) PARA SER O TÉCNICO DA EQUIPE.

O ENGENHO NÃO CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO PARA A SEGUNDA FASE DO CAMPEONATO MACAENSE, ERA UMA EQUIPE MUITO JOVEM E INEXPERIENTE. MAS O CLUBE DEIXOU UMA BOA IMPRESSÃO ORGANIZACIONAL PARA A LIGA MACAENSE DE DESPORTOS, QUE ACABOU CONVIDANDO A EQUIPE PARA EDIÇÃO DE 2015 DA COMPETIÇÃO.


APÓS, UM ANO EXCEPCIONAL EM 2014, 2015 VEIO CHEIO DE ESPERANÇAS E NOVOS HORIZONTES. UMA REFORMULAÇÃO E NOVAS INICIATIVAS SURGIRAM E FOI CRIADO O PRIMEIRO CAMPEONATO DE BAIRROS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO. UM EXCELENTE CAMPEONATO QUE ANTECEDEU O CAMPEONATO MACAENSE, E O ENGENHO CONSEGUIU IR ATÉ AS QUARTAS DE FINAL, PERDENDO PARA O BARRETO FC.

AINDA EM 2015, O ENGENHO DISPUTOU MAIS QUATRO COMPETIÇÕES:

CAMPEONATO MACAENSE - ELIMINADO NA FASE DE GRUPOS, O ENGENHO MAIS UMA VEZ NÃO CONSEGUIU PASSAR DA PRIMEIRA FASE. FOI UMA DECEPÇÃO MUITO GRANDE PARA A EQUIPE QUE ESTAVA CONFIANTE EM UM RESULTADO MELHOR. APÓS UM EMPATE (1-1) DO ATLÂNTICO DO FUTURO NO FINAL DE UMA DAS PARTIDAS DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO ACABOU COM O SONHO DA CLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE PARA A PRÓXIMA FASE.

TORNEIO DA INDEPENDÊNCIA – CAMPEÃO NOS PENÂLTIS EM CIMA DO ALDEIA FC.

COPA SINDITOB - SEMI FINALISTA, FOI ELIMINADO PARA O SINDITOB EC, APÓS TER JOGADO A FINAL DA COPA MACAENSE 2015, NO MESMO DIA. A COPA SINDITOB FOI UMA COMPETIÇÃO DE PONTOS CORRIDOS E CONTAVA COM DEZ EQUIPES, ONDE DENTRE ELAS 4 PASSARIAM PARA AS SEMIFINAIS. O ENGENHO ENFRENTOU O SINDITOB ÀS 14:00 HORAS APENAS 2 HORAS DEPOIS DA FINAL DA COPA MACAENSE, ONDE O ALVINEGRO DISPUTOU O TÍTULO DE CAMPEÃO CONTRA O SERGIPE EC.

COPA MACAENSE - VICE CAMPEÃO. CAMPEONATO DE MATA-MATA, O ENGENHO ENCAROU O IMBURO FC NAS QUARTAS DE FINAL E APÓS DOIS EMPATES, PASSOU NAS COBRANÇAS DE PÊNALTIS APÓS GRANDES DEFESAS DO NOSSO GOLEIRO CLEYVERSON. NAS SEMI FINAIS O ENGENHO PASSOU PELO LAGOMAR FC, TAMBÉM NAS COBRANÇAS DE PÊNALTIS. NA GRANDE FINAL, TAMBÉM NA DISPUTA POR PÊNALTIS O ENGENHO ACABOU PERDENDO UMA COBRANÇA E FICOU COM O VICE CAMPEONATO, O SERGIPE EC FOI O GRANDE CAMPEÃO.

EM 2016, O ENGENHO REFORMULOU SEU ELENCO E TROUXE GRANDES REFORÇOS PARA O GRUPO. O TÉCNICO ADRIANO FERREIRA ASSUMIU A EQUIPE E REALIZOU UM GRANDE TRABALHO FAZENDO A EQUIPE JOGAR BONITO E UM FUTEBOL MUITO VISTOSO.

NESTE ANO, POR NÃO CONCORDAR COM O REGULAMENTO QUE SEPARAVA OS CLUBES FILIADOS DOS CLUBES CONVIDADOS NO CAMPEONATO MACAENSE, O PRESIDENTE DO ENGENHO FC, EM CONJUNTO COM SUA DIRETORIA RESOLVEU NÃO PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO DAQUELE ANO. A IDÉIA FOI COMPRADA POR OUTRAS AGREMIAÇÕES E OUTRAS EQUIPES TAMBÉM NÃO DISPUTARAM O CAMPEONATO MACAENSE DAQUELE ANO. OS CLUBES SE REUNIRAM E CRIARAM UMA COMPETIÇÃO PARALELA, COMPETIÇÃO ESSA CHAMADA DE COPA UNIÃO.

A COPA UNIÃO DE FUTEBOL AMADOR POSSUIU 16 EQUIPES DIVIDIDAS EM 4 GRUPOS COM 4 EQUIPES CADA. O ENGENHO FOI CABEÇA DE CHAVE DO GRUPO A, SE CLASSIFICOU EM PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO E AVANÇOU PARA AS QUARTAS DE FINAL DA COMPETIÇÃO. NA PARTIDA DAS QUARTAS DE FINAIS O ALVINEGRO ENFRENTOU O ITAPARICA E VENCEU A PARTIDA POR 4 A 0. PORÉM, UM FATO INUSITADO ACONTECEU NA PARTIDA, NOS ACRÉSCIMOS DO SEGUNDO TEMPO, ALGUNS JOGADORES DO ENGENHO SE ENVOLVEU EM UMA CONFUSÃO ONDE O ADVERSÁRIO PARTIU PARA AGRESSÃO E ALGUNS DOS JOGADORES DO ENGENHO ACABARAM REVIDANDO.  O ALVINEGRO ACABOU PERDENDO ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS ATLETAS EM UM JULGAMENTO MUITO TENDENCIOSO, O JULGAMENTO INICIAL FEZ COM QUE O CLUBE CHEGASSE A SER ELIMINADO DA COMPETIÇÃO. PORÉM A DIRETORIA DO ENGENHO JUNTO COM UM GRUPO DE ATLETAS DO CLUBE, ENTRARAM COM UM RECURSO NA COMISSÃO DO CAMPEONATO, ALEGANDO SER INJUSTA A DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE, JÁ QUE A SÚMULA DA PARTIDA, HAVIA SIDO MAL INTERPRETADA, ALÉM DE MAL ELABORADA. A COMISSÃO REVEU A PARTICIPAÇÃO DO CLUBE PRAIANO NAS SEMI FINAIS, MAS MESMO ASSIM, CONSEGUIU ELIMINAR DA COMPETIÇÃO ATLETAS IMPORTANTES DA EQUIPE TITULAR DO ALVINEGRO, DESFALCANDO O CLUBE NA SEMI FINAL. EM UMA PARTIDA MUITO DISPUTADA E COM A VANTAGEM DO EMPATE O ENGENHO ACABOU PERDENDO PARA O SINDITOB EC POR 2 A 1 E ACABOU ELIMINADO DA COMPETIÇÃO. O ENGENHO AINDA DISPUTOU A PARTIDA VALENDO O TERCEIRO LUGAR DO CAMPEONATO, MAS PERDEU PARA O BARRAMARES FC, E ACABOU EM QUARTO LUGAR NA COMPETIÇÃO.

2017 – ANO DA REVOLUÇÃO DO FUTEBOL MACAENSE E SUPERAÇÃO DO ALVINEGRO.

2017 FOI UM ANO MUITO ESPECIAL PARA O FUTEBOL AMADOR DE MACAÉ. DEVIDO AO SUCESSO DA COPA UNIÃO 2016, A LIGA MACAENSE DE DESPORTOS ENTENDEU QUE ERA PRECISO UNIR AS EQUIPES DA CIDADE EM UMA COMPETIÇÃO GRANDIOSA DO TAMANHO QUE ERA NECESSÁRIO PARA A EVOLUÇÃO DO ESPORTE, QUE AQUELA ALTURA NÃO PARAVA DE SURGIR NOVOS PARTICIPANTES.

A LIGA MACAENSE INCLUIU EM SEU CALENDÁRIO UMA SELETIVA COM 10 CLUBES QUE VIERAM DA COPA UNIÃO 2016. A INTENÇÃO FOI CLASSIFICAR 6 EQUIPES PARA SE JUNTAR AS OUTRAS 10 EQUIPES FILIADAS DA LIGA E ASSIM FORMAR A SÉRIE A DO CAMPEONATO MACAENSE DE FUTEBOL AMADOR, A PRIMEIRA DA HISTÓRIA DA LIGA.

O ENGENHO VEIO PARA A DISPUTA DA SELETIVA COM UMA REFORMULAÇÃO MUITO GRANDE NO ELENCO. DEVIDO AO CLIMA PESADO QUE FICOU AO TÉRMINO DA COPA UNIÃO 2016, MUITOS DOS ATLETAS QUE ESTAVAM NO ELENCO SAIRAM DA EQUIPE. FOI ENTÃO QUE A REFORMULAÇÃO COMEÇOU, UM GRANDE TESTE FOI FEITO PARA NOVOS ATLETAS, QUE FORAM SELECIONADOS PELO TÉCNICO ADRIANO E COMISSÃO TÉCNICA. COM O EMPENHO DE TODOS OS JOGADORES E DA COMISSÃO TÉCNICA O ALVINEGRO CONSEGUIU O ACESSO PARA A SÉRIE A, SE CLASSIFICANDO EM QUINTO LUGAR.

A SÉRIE A DO CAMPEONATO MACAENSE NÃO FOI BOA PARA A EQUIPE, QUE ACABOU CAINDO NO GRUPO X DAQUELA COMPETIÇÃO, O GRUPO X ERA FORMADO POR 4 EQUIPES QUE FICARAM EM 5° E 6° EM SEUS GRUPOS NA FASE DE CLASSIFICAÇÃO, DUAS CAIRIAM PARA A SELETIVA 2018 E 2 PERMANECERIAM NA SÉRIE A. O ENGENHO CONSEGUIU SE MANTER NA ELITE DA PRINCIPAL COMPETIÇÃO DA CIDADE.

NO SEGUNDO SEMESTRE VEIO A COPA MACAÉ, O ENGENHO CONTRATOU NOVOS E EXPERIENTES JOGADORES E INICIOU EM CONJUNTO O #PROJETOPRATASDACASA. A COMPETIÇÃO FOI DIVIDIDA EM 3 GRUPOS COM 4 EQUIPES E O ALVINEGRO PRAIANO FICOU EM TERCEIRO LUGAR DO GRUPO, MAS CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO PARA A SEGUNDA FASE. NAS QUARTAS DE FINAIS ENFRENTOU O SELEFOGO E ACABOU SENDO DERROTADO PELO PLACAR DE 2 A 1, DANDO ADEUS A COMPETIÇÃO.

2018 – CARREGANDO...

#PROJETOPRATASDACASA

 

...

ALGUNS REGISTROS AO LONGO DESSES ANOS DE ENGENHO:


<2008>




<2009>




<2010>




<2011>




<2012>




<2013>




<2014>




<2015>



<2016> 



ENGENHO.



Conquistas


CAMPEÃO DO QUADRANGULAR DA PIRACEMA - 2011.



VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO DE ÚBAS - 2012.



CAMPEÃO DO TORNEIO DA INDEPENDÊNCIA 2012 - ENGENHO DA PRAIA



CAMPEÃO DO TORNEIO DO DIA DO TRABALHADOR - 2013




BICAMPEÃO DO TORNEIO DA INDEPENDÊNCIA 2015 - ENGENHO DA PRAIA



TORNEIO QUADRANGULAR DE VERÃO 2017




Uniformes

Das Cores e Símbolos do EFC

Artigo 15 – O EFC será identificado pelas Cores: PRETO que representará a dignidade e lealdade de todos os envolvidos com a entidade; BRANCO que representará a Paz e a Sinceridade para com a comunidade e seus adversários dentro e fora do campo de jogo; Símbolo: Sigla EFC de forma abreviada com linhas externas na cor preta e com fundo branco, acima sigla da data de fundação do ano de 2008, abaixo dentro de um pergaminho o nome completo da instituição ENGENHO FUTEBOL CLUBE; Bandeira: ostentará o símbolo ao centro, com as duas bordas laterais nas cores pretas.


Uniformes de jogo:


  • O uniforme 01 é constituído da seguinte forma: Camisa listrada em Preto e branco com o símbolo do lado esquerdo, calções brancos com detalhes preto e meias brancas;

O uniforme 02 é constituído de camisa preta com detalhes em branco e dourado, Shorts pretos com detalhes em branco e dourado e meias pretas.


Diretoria

  • MEMBROS DA DIRETORIA - GESTÃO 2017-2018

    • PRESIDENTE/SÓCIO FUNDADOR

    JADSON BINKOSK 

    • VICE PRESIDENTE

    TAYLON VICTORINO

    • DEPARTAMENTO FINANCEIRO

    FÁBIO ALMEIDA / TAYLON VICTORINO

    • DEPARTAMENTO SOCIAL:

    TAINARA BINKOSK / CARLA FERNANDES

    • CONSELHO DELIBERATIVO

    PRESIDENTE - SR. CÚSTODIO

    VICE PRESIDENTE - SR. AYLTON RÉGIS

    MEMBROS: 

    01- ALOÍSIO LINHARES

    02- 

    03-

    • COMISSÃO TÉCNICA

    TÉCNICO                - ADRIANO FERREIRA

    AUXILIAR TÉCNICO - ROBERTO MANHÃES (CAPACETE)

                                    VAGNER SANTOS (VAGUINHO)

    MASSAGISTA           - ALOÍSIO LINHARES

    PATRIMÔNIO           - JEFFERSON FERREIRA

Próximo jogo

 


Não há jogo agendado até o momento.

 


Jogo anterior

1 x 4
02/06/2018 às 10:30hs - CAMPEONATO MACAENSE - SÉRIE A 2018
ESTÁDIO DO EXPEDICIONÁRIO

Parceiros & Patrocinadores